A ALS Life Sciences Portugal, S.A. está comprometida em fornecer produtos e serviços de diagnóstico molecular que atendam e excedam as expectativas de nossos clientes, atuando no setor com base uma perspetiva holística que abrange os setores da segurança alimentar, diagnóstico humano e veterinário, e ambiente.
A nossa política de qualidade baseia-se nos seguintes princípios:
Foco no cliente: Entender e atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes, fornecendo produtos e serviços de alta qualidade e fiabilidade.
Qualidade dos produtos: Desenvolver, fabricar e fornecer produtos de diagnóstico molecular seguros, eficazes e conformes com as especificações, regulamentações e normas aplicáveis, incluindo as normas ISO 9001 e ISO 13485.
Melhoria contínua: Implementar um sistema de gestão da qualidade eficaz, baseado nas normas ISO 9001 e ISO 13485, e promover a melhoria contínua de nossos processos e produtos.
Conformidade regulatória: Assegurar a conformidade com todas as leis, regulamentos e normas aplicáveis aos nossos produtos e serviços, incluindo as Boas Práticas de Fabrico (GMP).
Gestão de riscos: Identificar, avaliar e controlar os riscos que possam afetar a qualidade de nossos produtos e serviços.
Inovação: Promover a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias para oferecer soluções de diagnóstico molecular mais avançadas e eficientes.
Ética e profissionalismo: Agir com ética e profissionalismo em todas as nossas atividades, garantindo a transparência e a integridade.
Colaboradores: Investir no desenvolvimento de nossos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e estimulante, que valorize o conhecimento e a capacitação.
Sustentabilidade ambiental: Minimizar o nosso impacto ambiental através da adoção de práticas sustentáveis e da melhoria contínua do nosso desempenho ambiental.
Ao adotar esta política, a ALS Life Sciences Portugal, S.A. busca consolidar sua posição como referência no mercado de diagnóstico molecular, contribuindo para o avanço da segurança, saúde e do bem-estar da população.
A Gestão de Topo compromete-se a zelar pelo cumprimento da Política de Qualidade assim estabelecida, e pela sua atualização periódica face à evolução das necessidades da ALS e da sua envolvente externa. Compromete-se ainda em implementar práticas sistemáticas de gestão, cumprindo todos os requisitos normativos, legais, regulamentares bem como de boas práticas, conduzindo à satisfação dos seus clientes, com particular atenção na melhora contínua dos processos organizacionais e na manutenção da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. A presente Política de Qualidade é transmitida a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros e, é publicitada no website institucional da ALS, no sentido do desenvolvimento de uma cultura e consciencialização para a Qualidade.
A Política de Gestão de Risco da Unidade de Produção, encontra-se no presente Manual da Qualidade da Unidade de Produção (MQD), em concordância com a Política da Qualidade da Organização.
O Sistema de Gestão de Risco, visa a implementação, manutenção e melhoria de processos conducentes à identificação, controlo e monitorização de riscos relacionados com os produtos e atividades desenvolvidas na Unidade de Produção.
Deste modo, o sistema integrado de qualidade presente, contempla a gestão de risco mediante a aplicação da Norma EN ISO 14971, no que diz respeito a dispositivos médicos de diagnóstico in vitro - DIV e a aplicação de uma metodologia de gestão de risco interna para produtos de Uso Exclusivo em Investigação – RUO.
O Processo de Gestão de Risco contempla todas as fases do produto, nomeadamente: Conceção e Desenvolvimento, Produção e Controlo de Qualidade, Transporte, Monitorização Pós Comercialização e Vigilância.
Na sua atuação, a ALS Life Sciencies, com responsabilidades na promoção da saúde humana e segurança alimentar, representada pela sua Gestão de Topo, assume o compromisso com a gestão de riscos como parte integrante de seu Sistema de Gestão de Qualidade. Este compromisso, permite o desenvolvimento e comercialização sustentável de um produto detentor dos requisitos de qualidade, desempenho e segurança adequados, mediante uma identificação e mitigação dos riscos identificados, particularmente do ciclo de vida do produto desenvolvido.
Pretende-se desta forma a minimizar os desequilíbrios adversos na relação benefício/risco, estabelecendo para o efeito medidas de controlo de risco e de análise benefício-risco para os riscos envolvidos, de acordo com os critérios e requisitos aplicáveis a cada situação, contemplados no presente sistema de gestão de risco nomeadamente, através dos respetivos processos de gestão de risco.